Mídias:

Quadricromia e Fotolito pelo CorelDRAW e PHOTO-PAINT

Neste tutorial TUDO MUITO SIMPLES eu vou mostrar, passo a passo como fazer Diapositivos para Fotolitos, Vegetal ou Transparências de forma simples e com alta qualidade.

Primeiramente, ainda no CorelDRAW, já com o layout finalizado, vamos iniciar como exibe a sequencia de telas que mostram exatamente o que fazer, sequencialmente:

Se o arquivo for vetorizado, primeiramente deve ser convertido em Bitmap CMYK e, com o botão Editar Bitmap, da Barra de Propriedades envie o arquivo para o PHOTO-PAINT.

 
Agora, com o arquivo já no PHOTO-PAINT é necessário verificar a resolução, caso não tenha sido determinada no Corel.


Durante as configurações da Resolução é muito importante atentar para o tanho e/ou proporção do trabalho, já a escala de trabalho pode ser alterada sem nenhum problema, podendo ser pixel, milímetro, centímetro etc.


Logo em seguida devemos realizar a divisão dos canais, que podem ser tanto CMYK quanto RGB, essa definição é realizada durante a conversão de Bitmap, ainda no CorelDRAW ou mesmo nesse Menu, como pode ser observado logo acima. Sendo que o sistema atual é aquele que se encontra desativado ou indisponível.


 Agora neste momento já podemos verificar as quatro chapas/arquivos com as devidas separações, no Menu Janela.


Agora devemos seleciona o canal/chapa da cor escolhida para realizarmos o processo de desfragmentação da imagem por meio da Retícula, indo ainda ao Menu Imagem>Converter em preto e branco (1 bit)..., como mostrado acima.


Na janela Converter para 1 bit devemos configurar de acordo a cor/chapa em questão, ou seja, cada chapa possui uma angulação diferenciada, sendo: Ciano 15, magenta 75, Amarelo 0 e Preto 45; o tipo de ponto, sendo mais adequado o ponto redondo, além de considerarmos a escala em Centímetros ou Pontos por Centímetro Linear, definindo o quanto seja necessário para o trabalho em questão.


O procedimento para as demais chapas é exatamente igual para todas, considerando apenas as angulações diferenciadas (Ciano 15, Magenta 75, Amarelo 0, Preto 45).


Pronto! Agora que todas as Chapas estão prontas vamos incrementar um pouco e fazer uma simulação de Pré-impressão, e verificar previamente qual será o resultado final.


Para podermos iniciar os testes de Pré-impressão, primeiramente devemos Converter para tons de cinza (8 bits)..., como mostra a figura acima.


Aqui na janela de configuração nada deve ser alterado, apenas confirmar.


 Agora para iniciarmos o teste devemos combinar os canais de acordo como mostra a figura acima.


Na janela Combinar referente aos canais não devemos alterar nada, apenas confirmar.



Após a combinação dos canais já podemos ver as retículas sobrepostas, exatamente nas cores correspondentes. Em seguida devemos abrir a janela Canais de acordo como mostra a figura acima.


Ao ser exibida a janela Canais poderemos desativar ou ativar canais aleatoriamente deixando-os em suas cores correspondentes ou em preto se a intenção for imprimir.


Para deixar o canal em Preto selecione a composição e oculte todos os canais, como mostra a figura acima. Observe que o arquivo composto exibe um retângulo vermelho em sua borda para indicar que está selecionado, enquanto que oculto é quando o olho está fechado.


Para exibir o Canal em sua cor respectiva selecione o canal e torne-o visível, sendo que podemos combinar com outros canais exibindo-os também.


Para imprimir não há qualquer modificação, considerando apenas que o canal deve está em preto.


Consideração final: Imagens em baixa resolução são inadequadas para esse procedimento, pois a definição dos pontos depende da resolução da imagem. 
.

0 comentários:

Postar um comentário